Instalando um servidor LAMP no Ubuntu

Instalando um servidor LAMP no Ubuntu

LAMP, a sigla significa "Linux, Apache, MySQL e PHP", é um conjunto de ferramentas para se ter um servidor web e sua instalação no Ubuntu é uma tarefa fácil. Nesse post vamos ver a instalação do servidor e algumas coisas a mais.

Esse tutorial foi criado utilizando o Ubuntu 12.04 e possivelmente funcionará por muito tempo. Instale o PHP, Apache, MySQL e o PHP My Admin executando os comandos a seguir sendo que cada linha é um comando diferente a ser executado:

sudo apt-get install lamp-server^ 
sudo apt-get install phpmyadmin 
sudo ln -s /usr/share/phpmyadmin /var/www 
sudo /etc/init.d/apache2 restart 

O comando para instalar o “lamp-server^” pedirá uma senha para o usuário root do MySQL. Apenas escolha uma senha (não esqueça dela) e pressione enter.

O comando para instalar o PhpMyAdmin pedirá que marque a opção do servidor (escolha Apache), a senha do usuário root do MySQL (definida na instalação do lamp-server^” e ainda pedirá para registrar uma senha de acesso ao PhpMyAdmin.

Nota: No comando “lamp-server^”, o símbolo "^" não é um erro de digitação, ele faz parte realmente do comando.

Execute o comando abaixo para excluir os arquivos desnecessários após a instalação.

sudo apt-get autoremove

A webroot (pasta onde deve colocar seus arquivos PHP para execução no navegador) é por padrão/var/www. Para ter permissão de acesso a essa pasta, mude o dono para o seu usuário e dê uma permissão apropriada. Para isso, rode os comandos a seguir (lembre-se de mudar seu-username para o seu usuário do Ubuntu):

sudo chown -R seu-username /var/www chmod -R 755 /var/www

Note que para que possa executar upload de arquivos através de suas aplicações, deverá mudar as permissões da pasta onde os arquivos serão salvos para permitir escrita (permissão 777).

Os arquivos de configuração (php.ini, apache2.conf…) se encontram nas pastas: /etc/php5/apache2/ /etc/apache2/

Fontes de informações:

http://www.multimediaboom.com/how-to-install-lamp-server-in-ubuntu-11-0410-1010-04/ http://techwhet.jduy.com/2009/09/ubuntu-php-mcrypt-installation.html http://www.lucaskreutz.com.br/blog/2011/07/11/instalando-um-servidor-lamp-no-ubuntu

Comentarios

lamp servidor apache php ubuntu