Criando um novo banco de dados MySQL no Cpanel

Criando um novo banco de dados MySQL no Cpanel

Criar bancos de dados no Cpanel é realmente muito simples e rotineiro para nós que somos mais experientes, mas para muitos iniciantes pode ser um problema simplesmente por não tem uma fonte de pesquisa adequada sobre o assunto. Por isso decidi deixar este pequeno tutorial mostrando como criar um banco de dados MySQL no Cpanel é muito simples. Acredito que o Cpanel é o painel de controle de hospedagens mais usado no mundo, mas se você utiliza outro painel, acredito que os passos sejam similares.

Acompanhe a sequência.

1 - Faça o login no Cpanel do seu site:

Geralmente basta acessar o endereço http://seusite.com/cpanel e você será direcionado para a tela de login onde deverá informar o seu usuário e senha informados pelo seu provedor no ato da contratação da hospedagem.

2 - Procure o grupo de ícones "Bancos de dados":

Os ícones com as funções do Cpanel são agrupados por funcionalidade conforme mostrado abaixo.

Captura de Tela 2015-09-11 às 18.12.41.png

3 - Clique em "Assistente de banco de dados MySQL":

Você será direcionado para a seguinte página onde deverá escolher o nome do seu banco de dados. Note que o nome dos bancos de dados sempre receberão como prefixo o seu nome de usuário, no caso do nosso exemplo "demo_".

Escolha um nome para seu banco de dados e clique em "Próxima etapa"

Captura de Tela 2015-09-11 às 18.14.52.png

4 - Escolha um nome de um usuário e uma senha para o banco de dados:

Após escolher o nome do seu banco de dados, será necessário criar um usuário e senha que fará a conexão com o recém-criado banco de dados. Na tela abaixo você poderá definir o nome do usuário e a senha deverá ser informada duas vezes para garantir que está sendo digitada corretamente.

Você também tem a opção de usar o "Gerador de senha" para gerar uma senha segura.

Note que o nome de usuário segue o mesmo padrão do nome do banco de dados recebendo o seu nome de usuário como prefixo, no nosso caso "demo_".

Captura de Tela 2015-09-11 às 23.48.56.png

 

6- Atribua as permissões do usuário:

Após criar o usuário, você terá que atribuir as permissões que este usuário terá sobre seu banco de dados recém-criado. Geralmente aplicamos "Todos os privilégios" e em seguida clicamos em "Próxima etapa" para finalizar o procedimento.

Captura de Tela 2015-09-11 às 23.50.24.png

 

Concluído!

Você já tem um banco de dados MySQL criado juntamente com um usuário e senha. Anote o nome do banco de dados, usuário e senha criados nestes passos, eles serão necessários para fazer a conexão com seu banco de dados na aplicação que você for usar.

 

Captura de Tela 2015-09-11 às 23.51.34.png

 

Comentarios

criar banco de dados mysql cpanel