A vida é um quack

A vida é um quack

A tecnologia dos dias de hoje é realmente uma maravilha, temos informações em tempo real, seja ela boa ou ruim. É comum hoje, sabermos sobre nosso time de futebol em tempo real, ou de um atentado terrorista do outro lado do mundo, o nascimento do filho de um parente distante ou uma catástrofe natural.

Recentemente fiquei sabendo da morte de um monge budista pelo Facebook, avisaram que ele iria morrer aquele dia e ele queria seus amigos mais próximos com ele. Foi incrível, ele sabia que ia morrer, e morreu! Suas últimas palavras foram:

– A vida é um quack.

Confesso que na hora eu lembrei do Pato Donald e achei graça, mas foi só por um momento, pois em seguida eu lembrei de quando era criança, depois de quando era adolescente e agora adulto, e foi tudo em uma fração de segundo, ou melhor, em um quack.

Vários dias, senão meses, se passaram desde este episódio, e um dia estava assistindo um vídeo gravado em 1986, na Inglaterra, um show da banda Queen. Como era de se imaginar um grande espetáculo com todas as melhores músicas da banda em uma performance absurdamente frenética. Fiquei vários dias com aquele show na cabeça.

Então eu lembrei que a mesma banda tinha um novo vocalista, já que o antigo (Fred Mercury) tinha morrido em 1991 e resolvi procurar no Youtube, afinal hoje se encontra praticamente de tudo lá. E vejam só o que eu encontro, um show do Queen no Rock in Rio 2015 no Brasil com o cara novo.

Como era de se esperar, a performance da banda era extrema, e num momento do show de duas horas, o guitarrista conversa com o público e pergunta o que acharam do cara novo, em seguida diz que estava feliz por estar no brasil depois de 30 anos. Não resisti e coloquei uma imagem ao lado da outra, a do show de 1986 e a de 2015, e foi aí que caiu a ficha. O tempo passou, todos estavam de cabeça branca, velhinhos.

Toda essa história até aqui é para entendermos que a vida passa, e o que estamos fazendo com ela? Em 1986 eu provavelmente estava brincando com meus amigos na rua onde morava, mas eu já conhecia Queen por influência do meu pai, em 1991 quando Fred Mercury morria eu morava com minha avó, num momento difícil de separação dos meus pais, em 2015 eu já casado assistia este show pela TV pensando em como poderia ter sido minha carreira de músico (é eu já fui músico).

O fato é que a vida é um quack, 30 anos se passaram e ninguém notou, pode pensar que notou, mas não o fez de fato! Pense em tantos planos e sonhos deixados para trás, e por que razão? Hoje com certeza, se fizermos uma avaliação sincera, saberemos dizer o que poderíamos ter feito para realizar pelo menos uma parte desses sonhos.

Outro fato é que, como dizem, “a vida é muito curta para fazer dieta”, não necessariamente isso, mas pense no tempo que perdemos com atritos, brigas, confusões e tantas outras coisas fúteis. Tanto tempo e energia que poderiam, ou melhor, que deveriam ser investidos nos nossos sonhos e projetos.

Em resumo:

– A vida é muito curta para discussão;
– A vida é muito curta para não viajar;
– A vida é muito curta para ter sempre razão;
– A vida é muito curta para estar sempre trabalhando em vez de passar tempo com quem a gente ama;
– A vida é muito curta para não se fazer o que se tem vontade;
– A vida é muito curta para não se apaixonar;
– A vida é muito curta para não comer uma pizza sozinho;
– A vida é muito curta para ficar preso em uma ideologia, filosofia, religião, política;
– A vida é muito curta para não ser feliz por causa de bobeira;
– A vida é muito curta para ficar longe;
– A vida é um quack!

E a lista segue…

Que esta pequena reflexão nos faça pensar, para que nossa vida não seja um desperdício de tempo com coisas fúteis, que possamos nos realizar, com nossos sonhos ou pelo menos parte deles, e não ficar tentando nos convencer que já fizemos tudo que dava pra fazer, ou que já somos completamente felizes, porque a verdade sincera é que não somos. Não se convença só para tentar ter a razão novamente e justificar nossa falta de ação, antes, que a gente saia e viva, viaje, reveja pessoas que a tempos não vê, conheça pessoas novas, existe um mundo totalmente novo lá fora para ser explorado.

Afinal a vida é um quack.

Comentarios

pensamento sonho vida tempo quack